Disfunção Erétil (DE)

Disfunção Erétil (DE) é a dificuldade persistente de obter e/ou manter uma ereção, que permita a penetração, numa atividade sexual, por tempo adequado, para satisfação do casal.
A disfunção erétil (DE), é conhecida, popularmente como impotência sexual.
A falha da função erétil, de forma eventual, não significa DE, podendo estar relacionado a stress e ansiedade. Assim, a DE é caracterizada pela recorrência do problema.

Causas de DE
A DE pode ser de origem psicogênica, orgânica ou mista, levando a um desequilíbrio entre a contração e o relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso.

Incidência de DE
Cerca de 50% dos homens acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções.

Fatores de risco para DE
Alterações hormonais; tabagismo; diabetes mellitus; doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica; outras doenças crônicas;
Medicamentos: vasodilatadores, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, ansiolíticos; antidepressivos.
Drogas: maconha, codeína, cocaína, heroína, metadona; alcoolismo; cirurgias.

Tratamento da DE
Antes de iniciar qualquer tratamento, deve-se determinar a origem da DE, pois não existe uma fórmula única para todos casos. Ou seja, o tratamento é individualizado para cada paciente, sendo fundamental a avaliação de um urologista.
Existem várias formas de tratamento, que dependem da causa da DE e do perfil do paciente. A terapia medicamentosa e a psicológica, são as mais utilizadas, sendo atualmente, o implante de prótese peniana, o último recurso terapêutico.

Disfunção Erétil (DE)