Endocrinologia e Metabologia

Muitas pessoas, ainda hoje, acreditam que a Endocrinologia cuide basicamente da Obesidade, suas comorbidades e emagrecimento. Mas, esta é apenas uma das áreas de atuação do especialista em Endocrinologia e Metabologia.
Conheça em quais problemas de sua saúde o Endocrinologista pode ser fundamental para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento mais adequado:
Tireoide
A pequena glândula que se localiza no pescoço pode ser responsável por inúmeras alterações hormonais quando está funcionando mais (Hipertireoidismo) ou menos (Hipotireoidismo).
Ganho de peso inexplicado, alterações no ciclo menstrual, queda de cabelos, unhas quebradiças, sonolência, anemia e falta de energia podem ser sintomas da queda nas taxas dos hormônios produzidos pela tireoide (Hipotireoidismo) por exemplo.
Além da avaliação de nódulos na tireoide que precisa da consulta e acompanhamento do Endocrinologista.

 

Diabetes
Doença que vem crescendo em proporções alarmantes, ocorre devido elevação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e causa tantas complicações quando não bem cuidada e controlada como cegueira, insuficiência renal, infarto do coração, amputações nos membros inferiores, entre outras.
O Diabetes pode ter uma evolução bem diferente quando acompanhada pelo especialista permitindo um controle adequado nos níveis de glicose no sangue e evitando o aparecimento das complicações e permitindo ao paciente uma excelente qualidade de vida.

 

Osteoporose
Patologia que também merece muita atenção do Endocrinologista pois sua instalação deixa o osso fraco e poroso aumentando bastante o risco de fratura com uma queda da própria altura ou outro trauma.
Seu diagnóstico precoce e tratamento adequado impedem a evolução desse processo diminuindo o risco de fraturas e de suas consequências que podem exigir cirurgia e/ou imobilização e que podem ser trazer consequências graves principalmente em pacientes idosos.

 

Hipófise
Pequena glândula central localizada na cabeça que é responsável pela produção de muitos hormônios que comandam outras glândulas periféricas em nosso corpo.
Pode apresentar diversas patologias como tumores benignos, em sua grande maioria, mas que produzem hormônios em excesso levando a sintomas como saída de leite das mamas em homens e mulheres (fora do período de amamentação), crescimento dos pés e mãos no paciente adulto, afastamento dos dentes, dores de cabeça e distúrbios da visão.
O diagnóstico precoce é de extrema importância pois pode evitar o aparecimento das complicações e de sequelas futuras.

 

Dislipidemia
São os níveis elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue e que podem gerar consequências graves como formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos com consequente obstrução a passagem do sangue ou deslocamento de um pequeno pedaço dessa placa levando ao derrame cerebral (Acidente Vascular Cerebral – AVC) e o Infarto do Coração (Infarto Agudo do Miocárdio – IAM)
Além de alimentação saudável e prática regular de atividade física, é necessária uma avaliação com o Endocrinologista para avaliar as causas da Dislipidemia e seu tratamento adequado que pode necessitar também do uso de medicação.

 

Além dessas patologias as doenças que envolvem a glândula suprarrenal (localizada próxima aos rins), os distúrbios menstruais, o excesso de pêlos, entre outras também devem ser avaliadas e acompanhadas pelo Endocrinologista.

Endocrinologia e Metabologia