O que é psicoterapia cognitiva comportamental?

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental começou a ser desenvolvida por Aaron Beck na Universidade da Pensilvânia (USA), no início da década de 60.
É uma modalidade de terapia que envolve um conjunto de explicações sobre a origem e manutenção dos transtornos mentais e de técnicas para modificá-los.
Parte do pressuposto de que os pensamentos e crenças distorcidos ou errados podem influenciar nossas emoções e nosso comportamento, sendo responsáveis pelo aparecimento dos sintomas. A identificação de tais crenças distorcidas e sua correção por meio do raciocínio lógico e de técnicas cognitivas apropriadas podem eliminar os sintomas que provocam.
É uma abordagem estruturada, diretiva, ativa, de prazo limitado, usada para tratar uma variedade de transtornos psicológicos.
Seu uso beneficia igualmente o indivíduo normal do ponto de vista psicológico que esteja temporariamente passando por crises.
Nossos sentimentos e comportamentos são em grande parte determinados pela forma como pensamos, ou seja, a nossa interpretação dos fatos tem papel preponderante na formação e/ou manutenção dos vários transtornos psicológicos.

 

TRATAMENTO
A Psicoterapia Cognitiva Comportamental (TCC) é assim chamada porque suas técnicas visam corrigir erros habituais do pensamento (distorções cognitivas) e modificar consequentemente o comportamento que produzem certos estados de humor.
A meta é facilitar a remissão do transtorno do paciente e ensiná-lo a utilizar as ferramentas e habilidades aprendidas durante o processo psicoterápico, incluindo técnicas cognitivas e comportamentais.
Uma das vantagens da TCC é o caráter de participação ativa do paciente no tratamento, de modo que ele é auxiliado a:

  • Identificar suas percepções distorcidas;
  • Reconhecer os pensamentos negativos e buscar pensamentos alternativos que reflitam a realidade mais de perto;
  • Encontrar as evidências que sustentam os pensamentos negativos e os alternativos;
  • Gerar pensamentos mais acurados e dignos de crédito associados a determinadas situações em um processo chamado Reestruturação Cognitiva.

O termo comportamental refere-se ao uso de métodos que têm por objetivo mudar o comportamento disfuncional e/ou indesejado.
Os experimentos comportamentais “testam” diretamente a validade dos pensamentos ou das suposições do paciente, sendo uma importante técnica avaliativa, utilizada sozinha ou acompanhada pelo questionamento socrático. Essas experiências podem ser feitas dentro ou fora do consultório, sempre orientadas pelo terapeuta. Os experimentos comportamentais adequadamente montados podem ser agentes poderosos de mudança cognitiva e emocional.

 

INDICAÇÕES DA PSICOTERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

  • Transtorno de Humor: Depressão, Distimia, Transtorno Bipolar;
  • Transtorno de Ansiedade: Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Social, Fobia Específica;
  • Transtornos Alimentares;
  • Disfunções Sexuais;
  • Insônia.

Image courtesy of Ambro at FreeDigitalPhotos.net

O que é psicoterapia cognitiva comportamental?